Também conhecido como abuso psicológico, o abuso emocional é uma violência não física, caracterizada por alguns comportamentos padrões, cujo objetivo é a obtenção de poder no relacionamento, ou seja, é quando uma pessoa tentar exercer o controle psicológico sobre a outra.
Existem dois tipos de sinais em que podemos identificar o abuso emocional, os agressivos e os passivos.
Hoje falaremos sobre os agressivos, que é a forma mais evidente.
Nesse tipo, a vítima sempre está abaixo do abusador, ele faz com que suas conquistas não sejam significativas e importantes,além de diminui-la em frente aos amigos e familiares.
"Você não faz nada direito", "você é uma pessoa ruim", "você sempre está errada", são frases muito comuns no abuso e que, reforçam ainda mais a sensação de poder do abusador, pois ele coloca a vítima em um lugar tão pequeno a ponto de torna-la quase nula.
O controle também está presente, desde conversas, lugares, até que roupa vestir. O abusador impede o contato com amigos, familiares e qualquer pessoa que possa se preocupar com o bem estar da vítima, pois assim, ele será a única pessoa em que ela pode contar.
É importante salientar que, o abusador não necessariamente é homem e a vítima mulher. E que, pode existir em qualquer tipo de relação, marido e esposa, pai e filhos, professores e alunos, chefes e funcionários...
Caso você tenha se identificado ou perceba algo em uma pessoa próxima, não deixe de procurar ajuda.
Nenhum comentário
Postar um comentário